Conheça Santa Bárbara do Leste

A história do Município de Santa Bárbara do Leste tem seu início por volta de 1890, com a chegada de Luciano Corrêa de Faria e Vicente Gomes, grandes fazendeiros e possuidores de vários bens. Na época eles doaram um terreno e se reuniram com Henrique Viana Guedes e Joaquim José Ferreira Campos para, juntos, conseguirem donativos para a construção de uma Capela dedicada à Santa Bárbara, padroeira do município. Após dois anos a Capela foi concluída.

Até então, Santa Bárbara era um pequeno vilarejo, com ruas sem pavimentação, casas antigas, poucos comércios e pertencia ao arraial de São Sebastião do Sacramento, Município de Manhuaçu.

Por volta de 1940, o povoado de Santa Bárbara foi transferido do município de Manhuaçu para o município de Caratinga, passando à condição de distrito e era identificado pela população local como Santa Bárbara de Caratinga.

Os anos se passaram e o pequeno vilarejo foi crescendo. Diante disso, teve início o processo de municipalização, o qual teve como base o projeto de Lei Complementar Estadual nº 19 de 17 de julho de 1991 que depois foi revisto pela Lei Complementar Estadual nº 24 de 25 de maio de 1992. Desde então, o município foi elevado à condição de sede municipal no dia 02 de abril de 1992, sendo aprovado pela Lei nº 10.704 de 27 de abril de 1992.

Assim surgiu a Cidade de Santa Bárbara do Leste.